Entre em contato com o PAM:
No dia 07 de agosto de 2019, aconteceu na Essencis Curitiba o Simulado Geral de Emergência da unidade.
O simulado contou com a participação do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, da Coordenação do PAM e empresas convidadas, dos prestadores de serviço para situações de emergências ambulatoriais e Ambientais, além do time de brigadistas da Essencis e demais colaboradores.
O evento contou com a realização de simulação de acidente de trânsito envolvendo caminhão com produto químico onde, devido a simulação de reações químicas, originou-se situação de incêndio e de múltiplas vítimas, encerrando com a evacuação total da unidade. Combate à incêndio, contenção e remediação ambiental, atendimento a vítimas e evacuação de área somaram um cenário complexo e repleto de desafios.
Para o sucesso do evento, foi necessário montar ampla estrutura de atendimento e todos os cenários foram simulados sem a utilização de produtos nocivos ao meio ambiente e à saúde.
Ainda, com grande participação e engajamento do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e do PAM/CIC, o evento foi um sucesso, o que gerou oportunidades de aperfeiçoamento e aprendizagem.
NORMA DE PROCEDIMENTO TÉCNICO
NPT – 16 (Corpo de Bombeiros do Paraná)
SIMULADOS DE EVACUAÇÃO/ABANDONO
5.3.1 Devem ser realizados exercícios simulados de abandono de área, parciais e completos, na edificação, com a participação de todos os ocupantes, sendo recomendada uma periodicidade máxima de um ano para simulados completos.
No dia 30 de julho de 2019 a Coordenação Geral do PAM organizou uma palestra sobre o
PAE (Plano de Atendimento a Emergências).
A palestra foi ministrada pelo Sandro Canedo da empresa Suatrans.
Foi possivel aprender sobre a atendimento em emergências químicas e realizar uma excelente troca de cohecimentos.
O Plano de Ação de Emergência – PAE, é parte integrante de um Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), de modo que as tipologias acidentais, os recursos e as ações necessárias para minimizar os impactos possam ser adequadamente dimensionadas.
Objetivos e características básicas de um Plano de Ação de Emergência
A finalidade de um Plano de Ação de Emergência é fornecer um conjunto de diretrizes, dados e informações que propiciem as condições necessárias para a adoção de procedimentos lógicos, técnicos e administrativos, estruturados para serem desencadeados rapidamente em situações de emergência, para a minimização de impactos à população e ao meio ambiente.
No dia 13 de abril de 2016 a Coordenação Geral do PAM realizou a primeira reunião de trabalho de 2016, que ocorreu no 1º Grupamento do Corpo de Bombeiros do estado do PR, Quartel do Portão.
Nesta reunião a Coordenação estabeleceu o plano de trabalho do ano e o cronograma de reuniões, também definimos que mensalmente será realizada a reunião da Coordenação e bimestralmente serão realizadas as reuniões da Assembléia Geral. Destacamos os seguintes itens que serão trabalhados ao longo do ano: Simulados de Emergência, Atualização da Planilha Tática, Treinamentos (SCI, Brigada de Emergência e Primeiros Socorros), Procedimentos do PAM, Revisão do Estatuto e a Combepam.
Des
A próxima reunião da Coordenação ocorrerá no dia 11/05 e a primeira Assembléia será realizada no dia 18/05.
Confira aqui o cronograma das reuniões para 2016.