Histórico PAM-CIC

O PAM-CIC (Plano de Auxílio Mútuo da Cidade Industrial de Curitiba) iniciou suas atividades em setembro de 2007 com a discussão da possibilidade de desenvolvimento do Plano em uma das reuniões do "Programa Bom Vizinho", da empresa Kraft Foods (atual Mondelez).

 

No período de outubro de 2007 a novembro de 2008 foi elaborado o estatuto com a participação de 23 empresas, sob coordenação da Defesa Civil do município de Curitiba, Corpo de Bombeiros e AECIC-Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba. Em novembro de 2008 foi aprovado o estatuto do PAM.

 

Em dezembro de 2008 ocorreu um ato solene de reconhecimento do PAM e do estatuto por parte da Secretaria Municipal da Defesa Social pelo Decreto Federal nº 5376/05, a Secretaria Nacional de Defesa Civil, citou a necessidade de serem instalados os Planos de Auxílio Mútuo. Ato publicado no Diário Oficial Municipal no dia 02 de dezembro de 2008, sob a Portaria nº 031/2008-SMDS.

 

Abaixo a linha histórica das principais ações realizadas pelo PAM.

 

2009: Reuniões periódicas e primeiro simulado de emergências na empresa Tintas Renner com apoio da empresa Ouro Verde.

2010: Reuniões mensais, treinamento teórico sobre emergências químicas e seus controles no AECIC e treinamento prático na empresa CNH, realização em outubro da primeira COMBEPAM e em novembro realização de simulado de emergências no CIC.

2011: O PAM-CIC torna-se PAM NUDEC, passa a integrar uma cadeira no GRAF-Grupo de Atividades Fundamentais da Defesa Civil. Aplicação do treinamento de SCI-Sistema de Comando de Incidentes pelo Corpo de Bombeiros. Em setembro realiza a segunda COMBEPAM e em novembro aplica o segundo simulado geral de acionamento do PAM-CIC.

2012: Reuniões mensais, com a realização do terceiro simulado geral do PAM, na empresa Neodent com apoio da Volvo, Electrolux e Ritmo Logística.

2013: Reuniões mensais, palestra sobre NR10, treinamento de aperfeiçoamento das brigadas de emergências aplicado pelo Corpo de Bombeiros, organização e realização da terceira COMBEPAM, em novembro é realizado simulado envolvendo múltiplas vítimas e produtos químicos em via pública e palestra sobre atendimento a imprensa em casos de incidentes aplicado pela Comunicação Social do Corpo de Bombeiros;

2014: Reuniões mensais, realização da quarta COMBEPAM, simulado de emergência realizado na empresa Luvas Yeling, desenvolvimento do Blog do PAM, criação da página no facebook e linkedin, aplicação de mais um curso do SCI, treinamento de integração do Corpo de Bombeiros nas empresas participantes do PAM, treinamento sobre ventilação e incêndio estrutural, treinamento START.

2013: Reuni

Em